Social Icons

sábado, 1 de fevereiro de 2014

De onde surgiram os números?


Desde o início dos tempos, as pessoas já viviam em grupos. E para se alimentarem caçavam, colhiam frutas e raízes. Não plantavam, não criavam animais e, por isso, não vendiam, não realizavam compras e não usavam dinheiro. O que certamente comprovava que o homem, até então, não sentisse a necessidade dos números em sua vida.

Os números surgiram a partir do momento em que existiu a necessidade de contar objetos e coisas e isso aconteceu há mais de 30.000 anos. Os homens nessa época viviam em cavernas e grutas e não existia a ideia de números, mas eles tinham a necessidade de contar.

Entretanto, dos tempos das cavernas até a nossa época, a maneira de viver foi se modificando. E devido a essas mudanças, os homens passaram a plantar e criar animais para sua alimentação. Dando início também a sua primeira forma de comercialização: as trocas; criando no homem a necessidade de contar, de medir, estabelecer quantidades.

Muitos estudos comprovaram que civilizações antigas utilizavam alguns registros de contagem. Na Inglaterra, por exemplo, até o século XVIII, era costume registrar quantidades em barras de madeira conhecidas como talhas.

Passou-se, então, a utilizar pedras: cada animal representava uma. Mas como isso era feito? Para cada animal que ia pastar, uma pedra era colocada dentro de um saco. Ao final do dia, para cada animal que entrava no cercado, uma pedra era retirada. Assim, era possível manter o controle e saber se algum animal havia sido comido por outro animal selvagem ou apenas se perdido.

Essa necessidade, inerente ao homem, de registrar quantidades deu origem à numeração escrita. As primeiras contagens ocorreram em várias épocas e lugares e com maneiras diferentes de contar.

Muitas civilizações antigas criaram seu próprio sistema de numeração. Como os egípcios, os romanos...
O berço de nossa numeração foi a Ásia, há muitos séculos atrás no vale do rio Indo.
A antiga civilização hindu habitava este vale, onde hoje se localiza o Paquistão.

Foram os hindus que deram origem ao nosso sistema de numeração. Porém, outros povos, em especial os árabes muito contribuíram para o aperfeiçoamento e divulgação do nosso sistema. Por isso, atualmente é conhecido como sistema de numeração indo arábico, que é utilizado pelo mundo até hoje.

Com a evolução do homem e da matemática, surgiu a palavra cálculo, que em latim significa “contas com pedras”.

Curta a FunPage do O Grande Curioso no facebook:

 

Confira Também:


Divulgue-nos

O Grande Curioso!
Confira Outros Banners!

Importante!

-Os conteúdos humorísticos do Blog não devem ser levados a sério!

-Se for copiar, cite a Fonte!
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...